Início » Entenda » Um leão por dia

Um leão por dia

Uma análise da postura de Daniel e seus amigos aplicada ao contexto profisisonal desta geração

focused

A Bíblia trás exemplos de homens e mulheres que foram excelentes profissionais e que trabalharam servindo a diversos governantes como funcionários públicos abençoando nações inteiras. O livro de Daniel mostra que o exercício de seu trabalho era coerente com os ensinamentos das Escrituras Sagradas, ele era íntegro e foi um missionário por onde passou.

A história de Daniel se passa no período em que seu povo foi dominado pelos babilônicos e muitos foram para o exílio. Daniel, ainda adolescente, e seus amigos foram levados a revelia como cativos. Eles eram muito jovens, tinham entre 13 e 15 anos de idade. Foram separados por suas características físicas e habilidades intelectuais que serviam aos interessantes de dominação do rei Nabucodonosor (Dn 1.4).

Desde a sua chegada Daniel e seus amigos se mantiveram firmes em suas posições religiosas. Inicialmente por não se contaminarem com as iguarias do reino (Dn 1.8), mas eles tiveram diversas outras situações onde sua fé foi posta à prova. Em todo o relato do livro a conduta deles sempre foi algo digno de nota e todas as vezes que Daniel ou seus amigos eram testados ou questionados sobre sua fé eles não perdiam a oportunidade de reafirmá-la e disseminá-la (Dn 2.28; 3.1-30).

No livro de Daniel, logo no capítulo três encontramos um relato surpreendente, no qual Daniel e seus amigos estavam dispostos a morrer por sua fé, testemunhando-a com convicção e afirmando que, Deus os livrando da fornalha ou não, eles não serviriam a outros deuses (Dn 3.17-18). As Escrituras relatam ainda que a conduta de Daniel era tal que mesmo depois de quase 70 anos de trabalho, estando ele já por volta dos 80 anos, o novo rei, que era rei do império Medo-Persa, manteve Daniel no poder e, conforme Daniel 6.3, pensava em promovê-lo para o posto de primeiro ministro.

Tanto na história da fornalha de fogo (Dn 3), da cova dos leões (Dn 6), quanto nos demais relatos do livro, encontramos registros de que todas as vezes que ele ou seus amigos tinham sua fé colocada a prova agiam de forma ética e bíblica, nessas ocasiões eles tinham a oportunidade de testemunhar ainda mais fortemente de sua fé e sempre que isso acontecia o nome do Senhor era exaltado.

As histórias desses missionários ensinam de forma maravilhosa que Deus é quem envia a cada um. Ninguém nasce e vive por um acaso. E Segundo o exemplo de Daniel, onde quer que cada um esteja, deve ser correto em suas atitudes, ético em sua postura, bom profissional e um trabalhador incansável. Ao seguir esse modelo, enfrentando um leão por dia, o cristão tem a sua fé questionada ou colocada a prova, e são nesses momentos que devemos estar preparados para testemunhar, aproveitando a chance de pregar o Evangelho e fazer discípulos em todas as nações. Quando isso acontecer, em sua cidade, no seu trabalho, em sua vizinhança ou em sua família, o nome do nosso Senhor será exaltado.


povos e línguas ed 9 capa

Texto publicado originalmente na Revista Povos e Linguas ed. 9.
Acesse o site da revista para mais conteúdo e para receber seu exemplar em casa.
Autor: Gustavo Borges

Membro da equipe de coordenação do departamento Profissionais e Empresas em Missão (PEM) da Associação Missionária Transcultural Brasileira (AMTB). Bacharel em Ciências da Computação com pós-graduação em Matemática e Estatística. É Gerente de Novos Negócios em uma multinacional de Seguros e editor do site fazendotendas.org. Treinador de Tentmakers pela Global Opportunities e Tent Norway.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s